quinta-feira, 20 de junho de 2013

postagens do grupo

Olá Sérgio.

Muito obrigado e devo lembrar a todos que a caminhada começou com você ao nosso lado.

Um grande abraço, meu amigo.

PAZ, LUZ E AMOR.

Renato Barbato

 

 

De: sergio.r.faria@accenture.com [mailto:sergio.r.faria@accenture.com]
Enviada em: quarta-feira, 19 de junho de 2013 08:39
Para: barbato.renato7@gmail.com; cidade_para_todos@yahoogrupos.com.br; superprotecao@yahoogrupos.com.br; deficientes_visuais@yahoogrupos.com.br; redeinclusiva@yahoogrupos.com.br; MVIBRASIL@yahoogrupos.com.br; acessibilidade@yahoogrupos.com.br; tvacessivel@yahoogrupos.com.br; cegos-que-fazem@googlegroups.com
Assunto: RE: [acessibilidade] Metrô vai melhorar acessibilidade para deficientes visuais

 

Renato, muito bom. Grande vitória.

 

 

Thanks and best regards

Sergio R. Faria
Accenture

Brazil Delivery Center – Alphaville

Phone: + 55 11 98268-8515

Sergio.r.faria@accenture.com

HPD – Entendemos sua necessidade e juntos entregamos excelência ao seu cliente

 

 

From: acessibilidade@yahoogrupos.com.br [mailto:acessibilidade@yahoogrupos.com.br] On Behalf Of Renato Barbato
Sent: terça-feira, 18 de junho de 2013 21:06
To: cidade_para_todos@yahoogrupos.com.br; superprotecao@yahoogrupos.com.br; deficientes_visuais@yahoogrupos.com.br; redeinclusiva@yahoogrupos.com.br; MVIBRASIL@yahoogrupos.com.br; acessibilidade@yahoogrupos.com.br; tvacessivel@yahoogrupos.com.br; cegos-que-fazem@googlegroups.com
Subject: [acessibilidade] Metrô vai melhorar acessibilidade para deficientes visuais

 

 

Olá amigos de Sampa, região metropolitana e de todo o país.

Os deficientes visuais conseguem mais um avanço para a sua total autonomia e mobilidade.

Após reunião realizada no dia 13 de junho, entre os representantes do Movimento Cidade Para Todos e o Diretor de Operações do Metrô de São Paulo, Dr. Mario Fioratti Filho, ficou acordado que a partir de agora o Metrô irá disponibilizar uma segunda opção de percurso para o deficiente visual.

Atualmente, na área paga, que é a área compreendida após o usuário passar pelo bloqueio, o piso tátil nos leva exclusivamente para o elevador, o que por vezes acaba com a nossa autonomia devido a problemas e manutenção, que nos faz esperar por um tempo excessivo até que algum usuário ou funcionário apareça para nos auxiliar e levar para uma escada para entrarmos ou sairmos da estação.

A partir de agora o piso tátil também levará para uma escada fixa num ponto mais próximo do embarque ou desembarque para que esse transtorno de ficarmos esperando não aconteça mais com aqueles que se utilizam do piso tátil.

O Movimento Cidade Para Todos havia solicitado que esse segundo percurso fosse para a escada rolante, mas por questões de segurança e operação técnica das estações essa medida não foi concedida, porém pode ser que num futuro isso seja revisto, mas a princípio esse é um ponto inegociável.

Entendemos o posicionamento do Metrô e devido a isso não fomos intransigentes.

Como serão reformadas 21 estações esse trabalho de paginação do piso tátil se inicia agora e o critério para sua execução será um estudo que o Metrô já possui de quantos deficientes se utilizam de cada estação.

Como essas estações a serem reformadas já estão em desenvolvimento de projeto e algumas até já começaram as obras, certamente elas serão as primeiras a passar por essa modernização.

Essa reivindicação da segunda opção de percurso do piso tátil teve início a cerca de dois anos quando o Movimento Cidade Para Todos se iniciou para discussão da norma de piso tátil.

À época, conseguimos agendar uma reunião com a arquiteta Maria Beatriz Pestana Barbosa, que além de funcionária do Metrô é também coordenadora da norma de piso tátil que está em aprovação na ABNT.

Nessa reunião, com cerca de 25 deficientes visuais, ela ouviu as nossas solicitações e se comprometeu a estudar e levar adiante o que fosse viável.

Como primeira vitória e com o apoio da Bia, tivemos a alteração no texto da norma que dava preferência para a instalação do piso em ângulo reto, sendo que a nossa solicitação era em diagonal, para que o nosso percurso fosse o mais próximo possível do caminhar de um vidente.

Após essa alteração começamos a solicitar a segunda opção, uma vez que tanto pessoas com deficiência física, idosos, obesos, etc., possuem essa opção pelas escadas rolantes, mesmo que de uma forma improvisada, no caso dos cadeirantes, enquanto nós não tínhamos essa opção porquê não vemos onde está a escada para irmos para ela.

Após uma reunião em 13 de maio, muito acalorada, o Sr. Marcos Leodoro Borges, do departamento de relacionamento com o cliente conseguiu agendar essa reunião com o Dr. Mario Fioratti Filho, que resultou nesse acordo.

Quero agradecer ao Dr. Mario Fioratti Filho pela sensibilidade de compreender e avalisar a nossa reivindicação, a arquiteta Maria Beatriz Pestana Barbosa que começou a abrir esse canal de comunicação com o Metrô e a ABNT, o Sr. Marcos Leodoro Borges que Abriu esse canal de comunicação com o Diretor de Operações e também a todos os envolvidos no processo iniciado em 2011, a Eliete, a Cláudia, a Lígia, a Cecília, ao Fábio e se esqueci de alguém que me desculpe, pois foram tantas pessoas nesse processo mas que temos na mais profunda estima e consideração.

Em breve será agendada nova reunião para sermos informados da sequência das estações que sofrerão essa alteração em sua ordem de prioridade e se tivermos mais reivindicações, levaremos para iniciarmos novos debates com a finalidade de se avançar nas medidas de autonomia, conforto e segurança para os usuários do sistema metroviário, com deficiência visual.

O Movimento Cidade Para Todos agradece aos seus amigos e colaboradores pelo apoio e confiança depositados.

Um grande abraço.

PAZ, LUZ E AMOR.

Renato Barbato

 

 


tenha sua própria rádio online, mesmo sem experiência e seu domínio próprio. custa muito menos que você pensa!
para mais informações entre em contato pelo meu e-mail.
nelsonantunnes@gmail.com
visite os meus blogs:
www.supererotico1.blogspot.com
www.arquivossonoros1.blogspot.com
www.cegosquefazem.blogspot.com
entre em meus grupos de troca de e-mails enviando um e-mail sem escrever nada nos campos assunto e mensagem:
super erótico
super_erotico+subscribe@googlegroups.com.
arquivos sonoros
arquivossonoros2+subscribe@googlegroups.com.
cracolandia
cracolandia+subscribe@googlegroups.com.
cegos que fazem
cegos-que-fazem+subscribe@googlegroups.com
caso tenha alguma dificuldade me envie um e-mail.
obrigado.
nelson antunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário