Olá amigos.
Depois da vitória a respeito de uma segunda opção para o percurso do piso tátil, penso que a participação nessa reunião para mostrarmos que estamos unidos é fundamental.
Quem puder ir, por favor, ou confirme presença no e-mail que está no corpo da mensagem ou confirmem comigo que encaminharei uma lista para a coordenação da norma.
O básico dessas reuniões é o seguinte:
É lido cada parágrafo da norma e colocado em votação se permanece como está, se precisa ser alterado e nesse caso qual a alteração é proposta e em caso de mais de uma sugestão é feita votação, como última opção se o parágrafo está obsoleto e pode ser retirado da norma.
Quem não puder ir, espero que quando da consulta pública se manifeste para dar maior legitimidade ao texto.
Um grande abraço.
PAZ, LUZ E AMOR.
Renato Barbato
CONVITE
Prezado(a) Senhor(a),
A Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT, único foro de normalização nacional, diante de uma demanda de normalização, promove reuniões da Comissão de Estudo com representantes de todos os setores envolvidos com o assunto a ser normalizado, onde possam ser discutidas e estabelecidas por consenso, em nível nacional, regras, diretrizes ou características para suas atividades.
Face ao exposto, convidamos V.Sa. para participar da reunião de análise do texto base de revisão da NBR 14021:2005 Transporte: Acessibilidade em trens urbanos e metropolitanos - da Comissão de Estudo Acessibilidade nos Transportes (ABNT/CB40/CE02), a ser realizada conforme programação a seguir:
DATA: 27/06/2013 (quinta-feira) às 9h00 às 17h00.
LOCAL: METRÔ-SP / FONE: 11-3179-2071
ENDEREÇO: Rua Vergueiro, 1200 Paraíso São Paulo (entre as estações Vergueiro e Paraíso)
ORDEM DO DIA: configuração e sinalização de estações
O texto base a ser discutido será encaminhado nos próximos dias.
Tendo em vista a relevância que esta Norma terá para a sociedade e para o setor (empresas/entidades privadas e órgãos governamentais) é de fundamental importância a participação de V.Sa. ou de seu representante, no sentido de agregar valor e opiniões técnicas.
SOLICITAMOS A GENTILEZA CONFIRMAR PRESENÇA/AUSÊNCIA ATRAVÉS DE E-MAIL.
Certos de contarmos com a presença de V.Sa. ou de seu representante, subscrevemo-nos.
Atenciosamente,
Maria Beatriz Barbosa
ABNT / CB40 / CE02 Trens Urbanos e Metropolitanos
e-mail: mbeatriz@metrosp.com.br
COORDENADORES DOS GRUPOS DE TRABALHO:
São realizadas reuniões dos subgrupos de trabalho, organizadas pelos respectivos coordenadores:
· Conceitos e Definições PMSP;
· Configuração e Sinalização de Estações CPTM
· Configuração e Sinalização de Trens METRÔ-SP;
· Aspectos Operacionais do Serviço METRÔ-RJ;
· Coordenação Geral do Texto Base ABNT/CB-40.
PROGRAMAÇÃO DAS REUNIÕES/TEMAS em 2013:
· 07/03/2013 - aspectos operacionais do serviço
· 27/06/2013 - configuração e sinalização de estações
· 22/08/2013 - aspectos operacionais do serviço
· 23-27/9/2013 - configuração e sinalização de trens
· 28/11/2013 - configuração e sinalização de estações
RESUMO DA REUNIÃO - 07/03/2013 Revisão geral do texto
Na reunião realizada em 07/08/2012 foram revisados todos os itens do texto base, notadamente relacionados a trens e estações (configuração e sinalização), sendo acrescentadas as sugestões dos presentes.
- Acréscimo dos carrinhos de bebê no público alvo; características dos bloqueios / catracas acessíveis e eliminação das cancelas como equipamento de controle de acesso; início de definição dos requisitos específicos para sistemas de monotrilho; acréscimo de balaústres transversais nos trens; sinalização dos locais para cadeira de rodas; características dos painéis eletrônicos / mapas dinâmicos no interior dos trens; características dos equipamentos de auto-atendimento; aspectos relacionados à divulgação dos serviços oferecidos / das informações sobre acessibilidade pelas empresas; definição de áreas de acomodação e rota acessível entre diferentes modos de transporte; condições para execução de obras de serviços;
RESUMO DA REUNIÃO - 22/11/2012 - Revisão da NBR 14021 GT-Configuração e sinalização de estações
Na reunião realizada em 22/11/2012 foram apresentadas as premissas operacionais para acesso às estações e parâmetros técnicos operacionais complementares à acessibilidade em estações.
· Premissas operacionais de acessibilidade às estações: 1) A adoção de soluções técnicas deve priorizar a segurança dos usuários e funcionários, em acordo com as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, outras normas ABNT e a legislação; 2) Redundância das informações operacionais e institucionais veiculadas, privilegiando; 3) Acessibilidade em todos os serviços ofertados (comércio, exposições, espaços institucionais); 4) A realização de obras / reformas parciais ou totais deve garantir rota acessível para embarque/desembarque;
· Parâmetros técnicos operacionais complementares à acessibilidade em estações: 5) Limites de áreas de atuação; 6) Dimensionamento das áreas de circulação no entorno das estações em função do fluxo (estações como polos geradores de fluxo); 7) Configuração de áreas de travessia no entorno das estações.
RESUMO DA REUNIÃO - 07/08/2012 - Revisão da NBR 14021 Acessibilidade em trens urbanos e metropolitanos
Na reunião realizada em 07/08/2012 foram identificados pontos para melhoria/adequação da norma vigente. Dentre os temas identificados, destacam-se: inclusão de dados referentes aos parâmetros antropométricos visando auxiliar o posicionamento da cadeira de rodas no trem; acessibilidade do sistema de bilhetagem; equipamentos e serviços de resgate entre estações; requisitos e configurações de saídas de emergência na via, com caminhamento pela via (L4); configuração de balaústres no interior dos trens; padronização de botoeiras dos elevadores; instalação de elementos para redução de vão entre o trem e a plataformas; indicação das conexões entre o sistema trilhos e outros modos de transporte (rota acessível); configuração de trens com salão contínuo; requisitos de painéis eletrônicos no interior dos trens. Durante a visita técnica às estações, foram confirmadas as dificuldades de utilização dos elevadores em função da diversidade de comandos dos equipamentos ou da existência de mais de um equipamento servindo a plataformas distintas ou de elevadores com mais de duas paradas. Atentou-se para a necessidade de informação sonora no interior da cabine dos trens.
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